15 julho 2009

Jogos de Matemática!

A educação hoje em dia não é uma tarefa muito fácil, por isso nós professores precisamos nos reciclar e buscar recursos para que nossos alunos possam construir seus conhecimentos de forma significativa, por isso hoje postarei alguns jogos que fiz com meus alunos e outros que ainda realizarei com eles.

1. Jogo da Subtração I

Nesse jogo, trabalhei com um dado, que havia no livro de matemática e que foi montado um para cada aluno. Depois, distribuí 20 palitos de picolés para cada aluno. Em seguida, utilizei uma ficha onde coloquei números, que era o número de palitos que os alunos deveriam separar. Depois disso, os alunos jogavam seu dado e, o número que caísse deveria ser o número de palitos a serem tirados daqueles que eles haviam separado, fazendo assim a subtração.
Exemplo:

15 - ______= _______ O aluno separa 15 palitos. Joga o dado e tira 2.
Ele completa a folhinha fazemdo 15 - 2 = ______. Aí ele tira o número de palitos, conforme o número que tirou nos dados. Depois ele conta quantos palitos sobraram e coloca o resultado final.
15 - 2 = 13.


2. Jogo da Subtração II

Nesse jogo você divide a turma em grupos de 4 alunos e para cada grupo você distribui 2 dados e uma cartela. Os alunos completam a cartela colocando seus nomes nos lugares marcados na cartela e combinam através de par ou ímpar qual será a ordem do jogo (quem será o 1º, o 2º ...). Nesse jogo, cada aluno inicia com 80 pontos e deve jogar os dois dados, somando os números caídos neles e em seguida, subtrair do número que está na cartela. Por exemplo:
O aluno possui 80 pontos, tirou em um dado 6 e no outro 4. A soma dos dois dados deve ser feita mentalmente. Aí ele coloca na cartela 80 - 10= 70. Depois os outros devem jogar a 1º rodada. Ao final da quarta rodada, aquele que tiver ficado com o menor número de pontos será o vencedor do jogo. Esse jogo é bem legal, pois os colegas do grupo ficam cuidando para ver se o outro não faz errado, pois todos desejam vencer o jogo e é bomm porque eles participam e aprendem brincando.


3. Jogo da Adição

Esse é o mesmo da subtração, só que agora eles devem somar os números dos dados aos 20 pontos que começam o jogo e vence aquele que fizer mais pontos.



4. Bingo da multiplicação


Esse é um bingo um pouco diferente. Nesse bingo, os alunos recebem uma folhinha de registro, onde a professora canta o cálculo de multiplicação , os alunos copiam esse cálculo na folhinha de registros e devem resolver o cálculo imediatamente. Claro que esperamos um tempinho todos acabarem para cantar o próximo número, pois sempre tem aqueles que demoram mais. Depois que todos acabam de resolver a cartela , a profe confere se foram efetuados todos os cálculos e no final farão bingo todos aqueles que conseguirem resolver o maior número de cálculos corretamente.


5. Corrida Matemática

Essa corrida matemática encontrei em um livro didático, e achei-a bem interessante para trabalhar com os alunos. Abaixo segue o modelo da trilha da corrida e as regrinhas dela.



6. Cantando o Produto
Esse jogo é parte integrante de uma coleção de 2ª série e é um jogo bem interessante para trabalhar multiplicação com os alunos. Segue o tabuleiro do jogo e as regras.





7. Calculadora da Tabuada

Essa calculadora da tabuada é bem interessante para trabalhar depois que foi criado com os alunos as construções das tabuadas através de materiais concretos, pois inicialmente precisamos construir o conceito da multiplicação com os alunos pelo concreto.
Depois que já foram construídos os conceitos das tabuadas do 1 ao 5, pode-se construir com eles a calculadora. Primeiramente entrega-se uma cópia dessa folhinha aos alunos.

Depois disso, os alunos devem preencher as 5 primeiras colunas com números de 1 ao 5. Por exemplo: na primeira coluna preenche-se toda ela com o número 1, a segunda com o 2, a teceira com o 3 , a quarta com o 4 e a quinta com o 5. No segundo grupo de colunas mais ao lado, preenche-se com as respostas das tabuadas do 1 na 1ª coluna, do 2 na 2ª, do 3 na 3ª, do 4 na 4ª e do 5 na 5º, conforme abaixo. Na parte de cima, corta-se os retângulos , abrindo um vão para que a folha de baixo se encaixe neles.E fianlemente temos a calculadora, onde podemos mover o papel com os números e efetuar as tabuadas, com as respostas ao lado.
Meus alunos usaram bastante essa calculadora no ano passado. Foi bem legal.

Espero que tenham gostado das sugestões e as utilizem se julgarem que são produtivas.
Beijos
Paty

2 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Excelentes dicas!! Será um praqzer acompanhar o seu blog!!!
Fico feliz que tenha mais uma adepta de Sandra Bozza!! Também tenho o livro dela, é uma bússola norteadora para minhas aulas.

Vou fazer uma propaganda do seu blog no meu!
Parabéns!
Beijos!

Bina lovely disse...

Adorei os jogos vou fazer com a minha turma.

Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.