21 abril 2009

Fantoches História Cachinhos Dourados

Olá pessoal!

Nessa semana contarei a história Cachinhos Dourados para meus alunos para dar sequência no trabalho com o livro didático deles que fala dessa história. Como possuo uma aluno que é surda, necessito de muitos recursos visuais, por isso, criei os personagens da história de EVA colocando palitos atrás para fazer um fantoche.
Espero que gostem.
Beijos
Paty
Todos os personagens
Cachinhos Dourados
Papai Urso
Mamãe Ursa
Filhinhos Urso

20 abril 2009

Projeto de Alfabetização - Boneco do Alfabeto










Boneco do Alfabeto!



Essa foi uma ideia publicada na revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil do mês de agosto de 2007, com o Projeto de Alfabetização. Desde o ano passado as turmas de 2º ano da escola em que atuo resolveu confeccionar o boneco do alfabeto, onde a turma em primeiro momento o batiza (minha turma o batizou de Rafael Alfabeto) e a professora explica que, o boneco do alfabeto apenas conhece as letras do alfabeto, mas ainda não sabe ler, escrever, brincar, e precisa aprender muitas coisas por isso, os alunos o levam pra casa, desenvolvem atividades com ele como, brincar, fazer a tarefa de casa, assistir TV, jogar vídeo-game, dormir com as crianças, etc. Todas essas atividades devem ser registradas no caderno do boneco, onde inicialmente os pais ajudam, escrevendo pelos alunos, mas ao longo do ano são os alunos mesmos que escrevem. Cada aluno fica com ele 2 dias em sua casa e quando volta a aula, a professora lê o que foi escrito, ou o aluno lê e é comentado o que foi feito.

Na metade do ano é feita uma festinha para comemorar o aniversário do boneco do alfabeto, onde é confeccionado o convite e enfeitado a sala para comemorar. Junto comemoramos os aniversariantes do 1º trimestre.

Essa ideia foi retirada da revista mas foi adequada a nossa realidade.

Beijos a todos e não deixem de comentar!

Paty

Veja abaixo como confeccionar o boneco!

Poesia Paulo Freire

A escola


Escola é ...

o lugar onde se faz amigos,

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de "ilha cercada de água por todos os lados".

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém,

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se "amarrar nela"!

Ora, é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz.


Poesia do educador Paulo Freire, retirado da Revista Nova Escola (junho/julho 2003)


16 abril 2009

Semana do Livro Infantil - Monteiro Lobato

Olá Pessoal!

Hoje estou postando algumas sugestões de atividades seobre a semana do livro infantil.

JOGO

Recortem tiras pequenas de cartolina e escrevam em cada uma o nome de um personagem de Lobato. Recortem tiras maiores, para escreverem as características de cada personagem.
Organizem um grupo com um número ímpar de jogadores. Distribuam as tiras de modo que cada jogador fique apenas com uma. A um sinal do professor, cada jogador deve procurar o colega que tenha as características da personagem de sua tira, e vice-versa, para formar par. Quem sobrar deve escolher um personagem de Lobato e representá-lo por mímica.
Uma variação para os menores, é ao invés de escrever as características, colocar uma imagem do personagem e na outra ficha seu nome, para que os alunos identifiquem os nomes deles.

PEGA-PEGA

Escolher três personagens de Lobato - por exemplo, Emília, Narizinho e Pedrinho - e desenhem em uma cartolina várias carinhas de cada um. Afixem com fita crepe três carinhas em cada aluno da sala.
Depois, a um sinal do professor, os alunos saem correndo atrás uns dos outros para tentar pegar as carinha fixadas nos colegas, procurando juntar o maior número delas.
Ao final do jogo, os alunos que ficarm sem nenhuma carinha ( ou que ficaram com o menor número delas) devem participar do Desafio da Emília: dar uma informação sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato que tenha aprendido nesse trabalho.

TELEFONE-SEM-FIO

Escolham trechos curtos de histórias escritas por Lobato e escrevam em folhas à parte.
Formem um círculo com toda a classe. Um aluno deve ser indicado para começar. Ele escolhe uma folha e lê o trecho na orelha do colega ao lado. Este fala na orelha do próximo colega e assim sucessivamente. No final, confirmam se o telefone-sem-fio funcionou ou quebrou pelo meio do caminho.

Estas atividades forma retiradas de um livro didático da editora Moderna.

Beijos e não esqueçam de comentar! Seu comentário é sempre bem-vindo!











14 abril 2009

Dia do Índio

Essas são algumas atividades sobre o Dia do Índio que encontri em casa, pois nos outros anos não trabalhava muito com os alunos maiores. Espero que ajude a quem precisa.
Beijos e ótima semana!
Paty











Páscoa

Olá pessoal!

Faz algum tempinho que não publico nada, mas é que as coisas andam meio corridas, mas vou publicar algumas histórinhas de páscoa, para quem quiser aproveitar par o próximo ano. Uma delas é uma história da Família Cenourinha, muito legal em que as crianças vão interagindo junto.

Veja abaixo.




Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.