27 maio 2009

Fantoches Os três Porquinhos



















Esses são os personagens da história "Os três porquinhos" que criei para contar a história aos meus alunos, pois após iríamos trabalhar com seu livro, onde deveriam ordenar a história conforme os acontecimentos dos fatos. Os personagens fiz de EVA. As casas, fiz com papelão, colando por cima de uma a palha, da outra palitos de picolé e a outra recortes de quadradinhos de EVA vermelho, para fazer que eram os tijolos.


Meus alunos adoraram a ideia. Depois entreguei uma folha de A3 para cada um, one deveriam desenhar as três casas e, na de palha colaram lã, pois não havia palha suficiente para todos, na de madeira também colaram palitos de picolé e na de tijolos, picaram papel vermelho e colaram. Os porquinhos fazremos amanhã em EVA rosa. Depois de prontos os trabalhos postarei.


Logo abaixo, seguem as páginas do livro de alfabetização que adotamos em nossas escola e que trabalhamos essa historinha. O nome do livro é De olho nas palavras, da Dirce Guedes.
Beijos e não esqueçam de deixar seus reacadinhos... Adoro sua visita!
Oi Gente!


Primeiramente quero agradecer a todas as visitinhas que venho recebendo e os recadinhos tão carinhosos. Beijos a todos.

Hoje estou postando as fotos da Mônica de brinquedo que consegui com uma amiga, para contar uma história em que ela estava passeando e encontrou uma MALA MALUCA. Aí ela abriu-a e encontrou muitas coisas malucas. Para fazer a mala utilizei uma caixa de sapatos e EVA. Adorei fazê-la!

Dentro dela, coloquei palavras que iniciavam com a letra M. Os alunos pegavam a palavra e tinham que dizê-la ao grupo, depois dizer o que fizeram com aquilo. Por exemplo:

Comecei com a Mônica e peguei a palavra MELÃO e disse que a Mônica comeu todo ele sozinha e ficou muito cansada, precisando descansar, aí ela passou a mala para o colega ao lado. Quem ainda não conseguia ler, os colegas do grupo ajudaram. Foi uma atividade bem legal.

E depois de brincarmos e invertarmos a história, cada aluno desenhou sua mala e, dentro dela escreveu algumas das palavras retiradas da mala e fez um desenho para ilustrar essas palavras.

Hoje a noite postarei os trabalhos deles.

Beijos a todos!!!




20 maio 2009

Inclusão!


INCLUSÃO

Hoje falarei um pouco sobre uma questão que é bastante importante e que na maioria das vezes acaba por nos preocupar, pois não possuímos preparação específica para isso, mas precisamos buscar recursos para podermos nos adequar a realidade de nossas crianças.
A questão da inclusão, é uma questão muito séria. Hoje temos a obrigação de aceitar crianças com qualquer que seja sua dificuldade ou necessidade especial e, eu particularmente acho isso muito válido e produtivo para a criança, porém tem o outro lado, o lado dos professores que estão completamente despreparados para lidar com esse tipo de aluno.
Trabalho atualmente em uma escola particular de minha cidade e, nossa escola tem recebido muitos casos de crianças com necessidades especiais.
Esse ano em minha turma de alfabetização, me deparo com um grande desafio, que é alfabetizar uma menina que é surda de nascença, mas que possui um implante coclear.
Pelo que conversei com sua fonoaudióloga, ela colocou o implante já tarde (aos 4 aninhos) e por isso ainda possui dificuldades na fala, mas está evoluindo bastante.
Essa semana no programa da Ana Maria Braga, passou uma reportagem falando sobre esse implante e comentando que já é possível fazê-lo pelo SUS.
Minha aluna fez esse implante particular e sei que pagou caríssimo.
Minha única e maior preocupação é a questão da alfabetização, pois como ela não sabe a língua de sinais e nem sua família quer que ela aprenda, para que ela aprenda a falar e se comunicar normalmente na sociedade, algumas vezes fica um pouco complicado fazer-me compreender. Ela ouve tudo, mas sua compreensão é que é difícil.
Se puderem visitem o site da Ana Maria Braga e vejam como funciona o implante coclear. Nunca se sabe quando teremos um aluno com essa necessidade especial em nossa turma e precisamos estar sempre atualizadas.
Beijos a todos e não esqueçam de comentar!!
Paty

10 maio 2009

Meu 1º Selinho


Oi Gente!

A Marinélia do blog Trabalhando com Surdos ofereceu-me meu 1º selinho. Adorei e recomendo a todos que trabalham com inclusão, assim como eu que visitem o blog dela que é maravilhoso.
http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/
Beijos a todos e muito obrigada a amiga Marinélia.

Dia das Mães

Trabalho do Dia das Mães!

omo nossa escola fará a apresentação do Dia das Mães será dia 16, próximo sábado, iremos trabahar ainda essa semana essa data. Veja algumas atividades que serão realizadas essa semana.

Esse trabalho é para montar um pequeno mural na escola com fotos das mães com seus filhos e com as palavras das mães do que é ser mãe para elas.






Como nossa escola é uma escola católica, sempre que trabalhamos o Dia das Mães, aproveitamos e trabalhamos sobre Maria, mãe de Jesus e mãe de todos nós. Contamos um pouco da história dela e depois entragamos essa história em quadrinhos para que os alunos ilustrem.







Essa é a mensagem que irá dentro do cartão que os alunos farão na informática. Ela diz assim: "Minha mãe é uma roseira/ Que o papai colheu./ Eu sou o botãozinho/ Que a roseira deu. Achei muito fofa a mensagem.


Beijos e comentem!

08 maio 2009

Dia das Maes

Dia das Mães!
Nessa semana do Dia das Mães, trabalhamos com as turmas de 2º ano da nossa escola a história "Se as coisas fossem Mães" da Sylvia Orthof, que é uma linda história. Depois os alunos desenharam suas mães, escreveram seus nomes ao lado e do outro lado da folha desenharam o que gostariam que suas mães fossem. Ficou lindo esse trabalho. Quem quiser tenho essa história scaneada e posso mandá-la por e-mail.
Beijos a todas e Feliz Dia das Mães!
Paty

















Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.