25 fevereiro 2010

Oba Selinho!!!


Este selinho ganhei da amiga Fabi do blog http://fabicaic.blogspot.com
Obrigada amiga pelo lindo presente. Seu blog também é maravilhoso! Indico a todos que entrem e visitem o blog dessa pessoa tão especial.

O selo blogueiro bonito acima pede que eu fale 7 coisas sobre mim:
Feliz
Determinada
Observadora
Sincera
Responsável
Estudiosa
Amiga

O selo também pede 7 (ou mais) indicações de blogs.

24 fevereiro 2010

Palavras Mágicas!

Oi gente!
Hoje postarei algumas ideias de textos e atividades para trabalhar com palavrinhas mágicas, ou melhor, alguns valores que hoje em dia são tão difíceis de encontrar nas crianças, e fazer com que elas utilizem essas palavrinhas que fazem tão bem a todos. Precisamos motivar o uso dessas palavrinhas em nossas crianças, pois ser educado com as pessoas é a base de toda a educação, na minha opinião.
Beijos a todos! Paty Longo











17 fevereiro 2010

Capas de Cadernos!

Tenho aqui algumas bordas para capas de cadernos e umas que fiz para meus alunos colarem no caderno de aula e de tema. Postei aqui também a carteirinha do ajudante do dia, no qual o ajudante deve preencher seus dados e utilizar o crachá no dia em que for o ajudante.









Obs: Esses desenhos foram todos tirados da net.
Beijos
Paty Longo

Minhas artes!

Oi Amigas!

Estes são os trabalhos feitos por mim para o início do ano letivo em minha escola. Alguns fiz para uma colega e outros para minha sala de aula. Esse ano fiquei com uma turminha de 3º ano, que na verdade são meus alunos do ano passado que serão meus alunos novamente. Estou adorando a ideia de ser profe da mesma turminha novamente e trabalhar com o 3º ano é tudo de bom!
Espero que gostem dos trabalhos. Beijos
Paty Longo


Esse fiz para a colega Lia da turminha do 1º ano.

Esses bonequinhos também foram feitos para a Lia.

Esse cartaz de calendário também é para a amiga Lia.

Esses bloquinhos são modelinhos a venda.

Esse é o cartaz-mural de fotos que ficará em minha porta e que será enfeitado pelos alunos. Minha ideia é entregar um pedaço de folha para que os alunos se desenhem fazendo o que mais gostam, como se fosse uma foto. Depois colar esse papel em um pedaço de EVA colorido e colocar no quadro-mural para a porta.


Esse é o cartaz do cantinho da leitura. Achei que ficou lindo! Adorei!




Essa é a caixa onde ficarão diversificados materiais de leitura, como textos retirados de revistas, livros, jornais, etc.

Esse é o Baú de Leitura, onde ficarão os livros trazidos pela editora FTD que tem parceria com a escola em que trabalho e que traz exemplares maravilhosos de livros infantis.



Para fazer esse Baú, utilizei uma caixa da Natura (produtos de beleza) com tampa, forrei com TNT e EVA por dentro e colei mini-capas de livros clássicos infantis, retirados do Guia Prático do Professor de Ensino Fundamental.



Essa é a caixa onde ficarão as almofadas trazidas por meus alunos, forrada também com TNT.

Beijos ...

15 fevereiro 2010

Uma esperança para Galucinho

Uma esperança para Glaucinho!

Estou hoje aqui divulgando a campanha para arrecadação de fundos financeiros para ajudar o menino Glaucinho que precisa tanto de nossa ajuda. Quem é mãe, educadora, ou sensibiliza-se em ver o ser humano passando por dificuldades e pode realmente ajudar, entre no site do menino Galucinho para conhecer um pouco de sua história e poder colaborar com essa família que precisa tanto de ajuda.



Conto com sua colaboração e se não puder ajudar, ao menos divulguem essa campanha em seu blog.
Abraços
Paty

Sorteio!!!

Oi Amigas!!!

Estou hoje aqui para falar para vocês do sorteio que a amiga Pri do blog


está fazendo para comemorar as 120 000 visitas em seu bloguinho.
Entrem lá e confiram como fazer para participar e aproveitem para visitar seu blog que é maravilhoso e tem muitas ideias legais.
Beijos...
Paty

14 fevereiro 2010

Jogos de Raciocínio Lógico

Oi amigas!

Semana passada em minha escola tivemos a semana de reuniões e atividades pedagógicas e em dia dessa semana tivemos uma oficina com uma professora de Porto Alegre que trabalhou com os professores os JOGOS BOOLE. Esses jogos são baralhos de cartas, divididos por níveis de dificuldades e histórias que devem ser decifradas pelos alunos. Nessa oficina a professora na qual é filha do idealizador desses jogos ensinou-nos a jogar alguns desses jogos e mostrou-nos o material que pode ser utilizado e depois até inventado outras histórias a partir desses modelos. O material é muito interessante e pode-se integrar diversos componentes currisulares neles.
http://www.jogosboole.com.br/tutorial.asp
Nesse site você encontra mais informações sobre esse material e como trabalhar com ele.

Esse foi o folder de todo o material que eles tem para aquisição. É muito interessante mesmo. Vale a pena investir!



Esse é um dos baralhos para jogar conforme a história abaixo:


Postarei uma das histórias que podemos utilizar esse baralho.

Péti está no navio, mas o gato não.
O cão partiu no avião.
Juca chegou de metrô.
a) Qual o meio de transporte utilizado por Lalá?
b) A quem pertence o galo?
c) Quem é o(a) dono(a) do gato
?

Assim os alunos devem montar as cenas conforme a história ditada pela professora e a partir dessa história, pode-se criar outras tantas.
Minha sugestão é que entrem no site e busquem levar o pessoal para sua escola ministrar uma oficina e mostrar todo o material que é maravilhoso. Para os pequeninos tem o baralho Laranja que é menos complicado de decifrar.
Beijos e espero que gostem da sugestão.
Paty




Esse selinho ganhei da amiga Joana Neves do blog

E estou também postando oselinho de 5000 visitas em seu bloguinho!

Parabéns querida amiga e muito obrigada pelos selinhos e por seu carinho e atenção!


Este outro selinho encontrei em seu blog e peguei-o pois achei muito fofo e quero desejar um Ótimo carnaval a todos. Quem fez o selinho foi a amiga Joana, mas podem levá-lo com você se não tirar os créditos.




Beijos carinhosos amiga!!!!

07 fevereiro 2010

Volta às aulas!



Oi Gente!
Desculpe a demora, mas finalmente estou conseguindo postar algumas dicas de volta as aulas e uma histórinha retirada da revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil para os primeiros dias de aula.

Confira a história:

Minhas Aventuras na Escola

Autor - Robson A. Santos

Não via a hora de chegar aquele dia marcado com um X vermelho no calendário da cozinha (foi minha mãe que me ensinou este nome estranho - CALENDÁRIO). Ela me disse que neste dia eu iria para a escola, a minha escola. E todos os dias eu contava os quadradinhos do calendário para ver se chegava logo.
Minha mãe comprou uma lancheira muito legal e uma mochila com figuras de super-heróis para mim.
Finalmente chegou o dia de ir para a minha escola. Mas o que era uma escola? Eu não sabia, mas tinha conversado com meus amiguinhos e cada um tinha uma opinião.
A Nina falou assim:
- Eu acho que escola é igual a um caixote grande, cheio de janelinhas pequenas. Nós ficamos lá dentro e saímos quando toca um barulho.
O Cadu pensava diferente:
- Para mim escola deve ser um lugar onde nós podemos jogar bola e brincar.
- Ai, ai, ai Cadu. Você só pensa em futebol? Escola é escola, gente! Uma casa onde tem professora de verdade.
No primeiro dia de aula, acordei ansioso, tremendo de medo do que me esperava. Coloquei o uniforme, a mochila nas costas e a lancheira pendurada. Minha mãe me deu a mão e fomos caminhando pela rua.
No caminho encontrei o Cadu e a Nina. Nossas mães foram conversando e nós também. O nosso assunto era um só: a escola.
Quando chegamos, vimos que ela parecia muito com o que a Nina tinha falado. Era quadrada com janelinhas.
- Eu não falei que era assim?- disse Nina.
- Mas ali embaixo tem um campinho de futebol. - apontou Cadu.
- Olha lá Tito! - falou Nina - aquela ali é a professora de verdade que eu falei.
Demos um beijo em nossas mães e entramos. Minhas pernas tremiam e senti uma pontinha de vontade de chorar, mas segurei firme.
A professora veio ao nosso encontro, sorrindo. Na mesma hora a coragem nos abandonou. Nos abraçamos, tremendo e choramingando, mas ela sorriu de um jeito tão gostoso que, aos poucos, nos acalmamos. Ela era loira, de olhos grandes e brilhantes, e tinha um jeito de mãe que nos tranquilizou.
- Olá crianças! Meu nome é Lúcia. E vocês, como se chamam?
- Eu sou Nina! - falou sem tremer a voz.
Nós três nos encolhemos assustados, mas ela foi se aproximando, se abaixou na nossa frente e disse:
- Não precisam ficar nervosos. Vou contar um segredo. quando eu tinha a idade de vocês e fui para a escola pela primeira vez, também senti muito medo.
Nós rimos, nos acalmamos um pouco e começamos a nos paresentar.
- Eu sou o Tito. - falei de uma vez só, estendendo a mão para a professora, como meu pai fazia quando encontrava um amigo.
Ela olhou para mim, estendeu a mão e depois deu um abraço bem gostoso. Fiquei calmo na hora.
O Cadu e a Nina se aproximaram e a professora também deu um abraço neles.
Quando percebemos estávamos todos animados com a professora Lúcia. Fomos para uma sala de aula com mesinhas coloridas e ficamos muito felizes, pois estávamos todos na mesma turma.
A professora olhou para nós, começou a cantar uma musiquinha e pediu para cantarmos também. Era mais ou menos assim:

"Borboletinha tá na cozinha
Fazendo chocolate para a madrinha."

Cantamos bastante e nos divertimos quando a professora pediu para fazermos uma borboleta de massinha de modelar.
Em seguida, ela começou a contar uma historinha sobre três amigos (eu achei que ela estava falando da gente, mas não comentei nada com ninguém).
A historinha era assim:

Era uma vez três amigos que se encontraram na porta de um castelo todo colorido e foram recebidos pela rainha. Eles estavam com muito medo, pois nunca tinham visto um lugar enorme como aquele.
Os três amigos se abraçaram de tão assustados que estavam. Então, a rainha se aproximou deles sorrindo, um sorriso tão lindo e brilhante que, aos poucos, o medo foi passando e eles se largaram. Acompanharam a rainha pelos corredores do castelo e chegaram a uma sala muito bonita, toda enfeitada com objetos coloridos. Lá, ela contou que seu reino estava em perigo e que ela precisava da ajuda de três amigos corajosos para vencer o malvado dragão Papô, que estava destruindo todos os livros e cadernos do reino pois não queria que ninguém aprendesse a ler e a escrever. Ele era terrível e todos os habitantes do reino morriam de medo dele.
Os três conversaram e resolveram ajudar a rainha. Sentaram ao redor de uma mesinha redonda com cadeiras coloridas e combinaram um plano para derrotar o dragão Papô de uma vez por todas.
Escolheram suas armas para enfrentar o terrível monstro: lápis, borrachas, papel sulfite e massinha de modelar.
Subiram em um tapete mágico e voaram pelo céu azul sob os raios do Sol até a caverna do dragão. O tapete levou-os até o topo de uma montanha bem alta e, de longe, avistaram um monstrão verde comendo livros e cadernos. Ele estava tão entretido com a comilança que nem percebeu a aproximação do trio.
O tapete deu a volta pela montanha e eles desceram atrás de uma pedra.
Um dos amigos preparou uma armadilha no chão. Cavou um buraco enorme e cobriu com uma camada de massinha azul-claro, que olhando de longe, parecia um grande lago.
A menina fez uma catapulta usando um lápis e uma borracha como apoio. Colocou várias borrachas pequenas na ponta e a deixou preparada para tingir o bicho quando chegasse a hora.
O dragão continuava comendo livros e cadernos, sem se preocupar com o que estava acontecendo à sua volta. De vez em quando soltava uma baforada pelo nariz e a fumaça branca tomava conta do ar.
- Eu não acredito que este dragão malvado está comendo todos os livros e cadernos! - disse a menina, indignada.
- Ele não quer que as pessoas aprendam a ler e escrever. - disse um dos meninos.
- Mas nós vamos dar um jeito nele. Ele vai aprender a lição! - falou o outro garoto.
- É isso mesmo, nós estamos juntos e vamos vencer este bicho feio! - disse a menina animada.
Os três amigos se prepararam para atacar o bicho. Um deles, armado de um lápis amarelo e usando uma borracha como escudo, chegou perto do dragão devagarinho, sem fazer barulho. Com a ponta do lápis, o garoto acertou o rabo dele. Papô deu um urro de dor e pulou na mesma hora para ver o que estava acontecendo. O menino, que não era bobo nem nada, já havia se mandado dali e estava escondido atrás da pedra. Neste momento, a menina disparou a catapulta e um monte de borrachas voou, acertando o dragão, que começou a gemer de dor.
Quando o monstro percebeu de onde vinha o ataque, correu feito um doido na direção das crianças e, quando estava se preparando para soltar uma baforada de fogo neles, pisou no lago de massinha e caiu dentro do buraco.
Os amigos deram vivas e pularam de alegria, pois haviam vencido o malvado dragão Papô. Aproximaram-se do buraco e o viram encolhido lá no fundo e chorando. É isso mesmo! Estava vhorando de verdade. Os amigos não acreditaram naquilo. Um bicho daquele tamanho chorando! Quando viram essa cena até ficaram com dó do dragão.
- Não chore Seu Dragão! - falou a menina.
- Como não chorar? Vocês me atacaram e eu estou com tanta fome. - respondeu o dragão.
- Ué, você fala? - perguntou com surpresa um dos meninos.
- Falo sim e estou com muita fome. Buáááááá!
- Mas você comeu tantos livros e cadernos e ainda está com fome? - o outro menino questionou.
- Eu como livros e cadernos, mas minha fome não passa. Quero aprender a ler e a escrever, mas como livros e não aprendo nada. Buáááááááá!
- Ah, agora eu entendi! Mas não é comendo livros que aprendemos. Temos que ir à escola. Lá a professora pode ajudar. Voê quer ir para a escola?
- O que é uma escola?
-É um lugar grande onde aprendemos um monte de coisas.
- É um lugar legal?
- É muito legal! Venha com a gente.
Os amigos ajudaram o dragão a sair do buraco, montaram em suas costas e voaram até o castelo. Quando chegaram lá, a rainha levou um susto, mas eles explicaram toda a história e o dragão Papô foi matriculado na escola do reino.
Lá ele aprender a ler e a escrever, além de músicas e brincadeiras. Ficou tão feliz que mudou de nome - agora se chama dragão Sabido! - e está até pensando em ajudar as crianças e os outros dragões na aventura que é aprender.
E todos viveram felizes no castelo colorido, inclusive os três amigos, que resolveram se mudar para lá e viraram príncipes e princesa. Mas essa já é uma outra história..."

Quando a professora terminou de contar a história, nós estávamos tão alegres que o medo e a insegurança passaram. Corremos para abraçar a professora Lúcia, que nos envolveu em seus braços e deu beijos em nossas bochechas. Fiquei olhando para ela, e vou dizer uma coisa: eu acho que ela era a rainha do castelo, e eu, o Cadu e a Nina, os amigos que ajudaram o dragão.

Seguem abaixo as ilustrações dessa história que pode ser contada no início das aulas.
Espero que gostem!!!
Beijos
Paty







Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.