26 agosto 2010

Vídeos legais!

Vou postar alguns vídeos do you tube legais para trabalhar em sala de aula.

video

video

Historinhas!!!

Oi gente!

Postarei aqui hoje algumas historinhas que podem ser utilizadas em sala de aula.

Essa é a história do quadrado, para trabalhar formas geométricas.





















Essa é uma historinha sobre reciclagem que pode ser utilizada em sala de aula. Muito legal! E foi retirada do site do http://www.solzinho.com.br/ .





Gente, tenho várias historinhas scaneadas e montadas em power point, nas quais dá para contar utilizando o data show.
Quem interessar-se pode deixar um comentário aqui com seu e-mail, que mando para você com muito prazer. Acho muito importante a troca e o compartilhamento de atividades que possamos aprimorar e diversificar o trabalho de sala de aula.
Beijos e um lindo dia para todos.
Escreverei aqui alguns títulos de livros que possuo:
* As coisas boas do ano - para trabalhar os meses do ano
* Chapeuzinho amarelo
* História de amor
* Uma viagem com muitas mães
* Vitor virtual
* A Zebrinha preocupada
* Adivinha o quanto te amo
* As cores do amor
* Com jeito de pai
* Desculpe-me
* Se as coisas fossem mães
*Ambientes saudáveis - turma da Mônica
* Alimentação saudável com a turma da Mônica
* Maria vai com as outras

14 agosto 2010

Folclore

Oi Pessoal!

Aqui seguem alguns trabalhos retirados da net sobre folclore.
Beijos e um lindo dia a todos...

Paty Longo
















FOLCLORE É O CONJUNTO DE TRADIÇÕES, CONHECIMENTOS POPULARES, LENDAS, MÚSICAS, ADIVINHAÇÕES, PROVÉRBIOS.
CIÊNCIA QUE CUIDA DAS TRADIÇÕES, USOS E COSTUMES DOS POVOS. SABER DO POVO TRANSMITIDO DE PAI PARA FILHO.
CUCA, CURUPIRA, SACI-PERERÊ, LOBISOMEM, MULA-SEM-CABEÇA EXISTEM NA FANTASIA E IMAGINAÇÃO DE MILHARES DE PESSOAS E FAZEM PARTE, DE ALGUMA MANEIRA, DE NOSSA MEMÓRIA.
FOLCLORE, PORTANTO É O CONJUNTO DAS TRADIÇÕES, CONHECIMENTOS, CRENÇA POPULAR, LENDAS, MÚSICA, DANÇAS, ADIVINHAÇÕES, PROVÉRBIOS, SURPETIÇÕES, BRINQUEDOS, JOGOS, POESIAS, ARTESANATOS, CONTOS, ENFIM, TUDO QUE FAZ PARTE DA CULTURA E DA MEMÓRIA DE UM POVO.
NO BRASIL, AS FONTES DO FOLCLORE SÃO TRÊS CORRENTES ÉTNICAS, QUE CONTRIBUÍRAM PARA A SUA FORMAÇÃO: O PORTUGUÊS, O INDÍGENA E O NEGRO. O FOLCLORE TAMBÉM É LITERATURA. É DE VALOR INTEGRAL NA CULTURA. MERECE SER ESTUDADO E APROVEITADO SOB OS ASPECTOS: INTECTUAIS, ARTÍTICOS, EDUCACIONAIS, TÉCNICOS, RECREATIVOS, DENTRE OUTROS.

TAMBÉM É FOLCLORE...
. APELIDOS: “BARATA DESCASCADA”

. FESTAS E DANÇAS: CONGADA, FREVO, SAMBA, BATUQUE, QUADRILHA, CARNAVAL, DENTRE OUTRAS.

. INTRUMENTOS FOLCLÓRICOS: AFOXÉ, BERIMBAU, RECO-RECO, MARACÁ, DENTRE OUTROS.

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: CAVALO DE PAU, TELEFONE SEM FIO, PASSAR ANEL, PULAR CORDA, PIÃO, AMARELINHA, DENTRE OUTRAS.

. CANÇÕES: “CIRANDA, CIRANDINHA”, DORME NENÉM, BOI DA CARA PRETA, DENTRE OUTRAS.

. ALGUMAS LENDAS: CURUPIRA, BOTO COR-DE-ROSA, LOBSOMEM, MULA-SEM-CABEÇA, NEGRINHO DO PASTOREIO, IARA, MÃE D’ÁGUA, SACI-PERERÊ, VITÓRIA RÉGIA, LENDA DA MANDIOCA, BOITATÁ.

. MEDICINA POPULAR. DOR NO FÍGADO: TOMAR CHÁ DE BOLDO.

. PROVÉRBIOS:
“QUEM QUER COMER A CARNE TEM QUE ROER O OSSO”.
“ÁGUA MOLE E PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA.”

.TRAVA LÍGUAS: FÓMULAS VERSIFICADAS DE DIFÍCIL PRONUNCIA E MESMO PEQUENOS RELATOS, QUE APRESENTAM NO SEU DESENVOLVER, PALAVRAS DE DIFÍCIL ARTICULAÇÃO.
EXEMPLO: “O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA"
"UM PAPO DE PATO NUM PRATO DE PRATA"
"O ABANO ABANA A CABANA, EM COPACABANA

DITADOS: DIZERES OU SENTENÇAS BREVES, GERALMENTE DE CONTEÚDO MORAL, QUE NASCEM DE EXPERIÊNCIA DO HOMEM EM CONTATO COM O MUNDO QUE O CERCA.
EXEMPLO: “CADA MACACO NO SEU GALHO”.
“QUEM DÁ AOS POBRES, EMPRESTA A DEUS”
"JACARÉ QUANDO TEM FOME, ATÉ BARRO COME."

FRASES DE PÁRA CHOQUES DE CAMINHÃO : FRASES CURTAS, DE TOM SATÍRICO, HUMORÍSTICO, LÍRICO, ESCRITAS NOS CAMINHÕES.
“FELIZ FOI ADÃO QUE NÃO TEVE SOGRA E ENM CAMINHÃO”

PARLENDAS: VERSOS QUE SERVEM PARA EMBALAR, ENTRETER E DISTRAIR A CRIANÇA.
EXEMPLO:
CADÊ O TOUCINHO
QUE TAVA AQUI?
GATO COMEU.
CADÊ O GATO?
FOI PRO MATO.
CADÊ O MATO?
FOGO PEGOU.
CADÊ O FOGO?
ÁGUA APAGOU.
CADÊ A ÁGUA?
BOI BEBEU.
CADÊ O BOI?
TÁ AMASSANDO O TRIGO.
CADÊ O TRIGO?
GALINHA CISCOU.
CADÊ A GALINHA?
TÁ BOTANDO OVO.
CADÊ O OVO?
FRADE COMEU.
CADÊ O FRADE?
TÁ REZANDO A MISSA.
CADÊ A MISSA?
O POVO OUVIU.
CADÊ O POVO?
PASSOU POR AQUI, POR AQUI...


BOITATÁ
GIGANTESCA COBRA-DE-FOGO QUE PROTEGE OS CAMPOS CONTRA OS QUE O INCENDEIAM. VIVE NA ÁGUA E PODE SE TRANSFORMAR EM UMA TORA EM BRASA, QUEIMANDO QUEM PÕE FOGO NA MATA. SEGUNDO A LENDA, ELA É A ALMA PENADA DE UM MENINO PAGÃO OU DE PESSOAS QUE COMETERAM INCESTO.
BOTO
MAMÍFERO AQUÁTICO DA AMAZÔNIA QUE SE TRANSFORMA EM UM RAPAZ BONITO, HÁBIL DANÇARINO, QUE CONQUISTA AS MULHERES PARA LEVÁ-LAS AO RIO. A LENDA É PRETEXTO PARA AS MOÇAS JUSTIFICAREM A GRAVIDEZ FORA DO CASAMENTO; ELAS DIZEM QUE FICARAM GRÁVIDAS DO BOTO.
CAIPORA
ELE MORA NO MATO E TEM O CORPO TODO COBERTO DE PÊLOS. VIVE MONTADO NUM PORCO-DO-MATO, CARREGANDO UMA VARA. PARENTE DO CURUPIRA, PROTEGE OS ANIMAIS DA FLORESTA. OS ÍNDIOS ACREDITAVAM QUE ELE TINHA MEDO DA CLARIDADE, ENTÃO SE PROTEGIAM ANDANDO À NOITE COM TIÇÕES ACESOS.

CURUPIRA
JÁ MENCIONADO PELO PADRE ANCHIETA EM 1560, É O DEMÔNIO DAS FLORESTAS AMAZÔNICAS. SEUS PÉS VIRADOS PARA TRÁS CONFUNDEM OS CAÇADORES, FAZENDO COM QUE SE PERCAM NAS MATAS. SURGE E DESAPARECE DE REPENTE. OS ÍNDIOS DEIXAVAM PRESENTES, COM FLECHAS E PENAS, PELO CAMINHO PARA QUE O CURUPIRA NÃO LHES FIZESSE MAL.
IARA
É A SEREIA BRASILEIRA, QUE VIVE NO RIO AMAZONAS, EM CUJAS PEDRAS VAI SE EXIBIR NAS NOITES DE LUA. PENTEIA OS LONGOS CABELOS VERDES COM UM PENTE DE OURO E É CAPAZ DE CEGAR QUEM A ADMIRA. ATRAI PARA SEU PALÁCIO NO FUNDO DAS ÁGUAS OS JOVENS COM QUEM DESEJA SE CASAR. NA EUROPA, E VERSÃO É A DE DAMAS DOS RIOS, QUE SÃO CHAMADAS DE ONDINAS.
LOBISOMEM
O MITO DO LOBISOMEM SURGIU NA EUROPA. O FILHO GERADO DEPOIS DE SETE PARTOS CONSECUTIVOS NOS QUAIS NASCERAM MENINAS SE TRANSFORMA NUM ENORME LOBO NAS SEXTAS-FEIRAS DE LUA CHEIA, EXATAMENTE DA MEIA-NOITE ÀS DUAS DA MANHÃ.
MULA-SEM-CABEÇA
A MULHER QUE FAZ ALGUM MAL, NAS NOITES DE QUINTA PARA SEXTA-FEIRA SE TRANSFORMA NA MULA-SEM-CABEÇA. ANTIGAMENTE, DIZIAM QUE ISSO ACONTECIA COM MULHERES QUE NAMORASSEM PADRES. ELA SAI PELOS CAMPOS SOLTANDO FOGO PELAS VENTAS E RELINCHANDO. SEGUNDO A LENDA, O ENCANTO SE QUEBRARÁ SE ALGUÉM CONSEGUIR TIRAR O FREIO DE FERRO DE SUA CABEÇA (COMO?). EM SEU LUGAR, SURGIRÁ UMA MULHER ARREPENDIDA.
NEGRINHO DO PASTOREIO
O NEGRINHO VAQUEIRO PERDEU UM CAVALO BAIO E FOI CRUELMENTE TORTURADO E MORTO PELO PATRÃO, QUE DEPOIS O ATIROU EM CARNE VIVA SOBRE UM FORMIGUEIRO. RESGATADO POR NOSSA SENHORA, É TIDO COMO O PROTETOR DAS PESSOAS QUE TENHAM PERDIDO ALGO. É UM MITO MUITO POPULAR NA REGIÃO SUL.

10 agosto 2010

Dia do Estudante e Meu aniversário!!!




Dia do Estudante - 11 de Agosto!


Essa é e sempre foi uma data muito especial para mim, pois é o dia do meu nascimento e além disso como sempre gostei de estudar e amo minha profissão de professora sempre gostei muito dessa data, por isso gostaria de compartilhar com minhas queridas amigas virtuais essa data tão importante.

Quero parabenizar aos estudantes e aos professores, que também nesses dias de hoje necessitam estar em constante reciclagem e buscando sempre novos conhecimentos e que complementam suas vidas com o ensino.

Educação é tudo!

Parabéns a todos nós!

Beijos e um lindo dia a vocês!


02 agosto 2010

Volta as aulas!


Oi gente!

Andei um pouco sumida, pois estava com probleminhas na internet. Hoje postarei a atividade que farei com meus alunos de volta às aulas.

No primeiro momento, cada criança deverá pegar embaixo de sua cadeira um papelzinho que estará colado e lê-lo. Após isso, faremos trocas desses bilhetinhos entre os colegas, em ordem, onde cada um deverá entregar a um colega que não seja seu melhor amigo da classe, para que todos recebem e para que o aluno não receba sempre de seu melhor amigo. O que entregar deverá dar um abraço no colega e dar-lhe as Boas Vindas.

Em seguida, cantaremos a música "Tô de bem com a vida" da Xuxa, todos juntos e no final todos devem dar as Boas vindas a todos, abraçando a cada um.

Veja os recadinhos que criei.





Beijos a todos e um lindo dia!!!




Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.