12 agosto 2009

Dias da semana


Postarei hoje aqui uma atividade que fiz para trab
alhar os dias da semana. Primeiramente contei uma história utilizando 7 fadinhas de cores diferentes, criadas por mim em TNT e EVA.

A história também fui eu quem inventei e é assim:

O dia em que as fada brigaram

Era uma vez 7 fadas amigas, que gostavam muito de conversar e brincar. Elas eram amigas a muito tempo.
Cada uma delas tinha uma cor de vestido. Tinha a fada vermelha, a amarela, a azul clara, a azul forte, a verde, a roxa e a lilás.
Cada uma delas tinha a mania de sair para fazer suas compras em um dia da semana. Uma ia na segunda-feira, outra na terça-feira, outra na quarta-feira, outra na quinta-feira, outra na sexta-feira, no sábado e no domingo.
Um dia lindo de sábado, todas elas resolveram fazer um bolo, mas por incrível que pareça, todas ficarma sem açúcar. Na mesma hora, todas elas saíram para comprar o açúcar, mas quando chegaram ao mercado havia apenas um pacote. Elas começaram a discutir e brigar para ver quem chegou primeiro e foi aquela confusão.
Todas brigaram muito... até que o dono do mercado falou:
- Silêncio! Todas vocês saiam agora do meu mercado! Ninguém vai levar o açúcar!
E todas saíram de lá muito bravas umas com as outras e foram para suas casas. Ficaram muitos dias sem se falar e sair de casa e, cada dia que passava e elas ficavam sem se falar, iam perdendo as cores até que ficaram todas brancas.
Agora, crianças essas fadas precisam de vocês para que ajudem elas a voltarem a ser coloridas.
Em grupos, pintem as fadinhas, escolham o dia da semana que elas irão ao mercado, dê a elas um nome bem bonito e depois inventem uma forma de elas voltarem a se falar.

No final da história, escondi as fadas coloridas e apresentei as fadas impressas em papel, em preto e branco e dividi-os em grupos, para que pintassem cada fada das cores das fadas de fantoche e escolhessem o dia da semana que sua fada iria para o mercado.
Em grupo ainda, os alunos pegaram os fantoches das fadas e apresentaram formas diferentes de fazâ-las voltarem a se falar. Foi bem legal a criatividade e as formas diferentes que eles encontraram. No grande grupo, inventaram nomes para elas, que foram: Domingas, Segundinha, Tercinha, Quartinha, Quintinha, Sextinha, Sabadina. Essa ideia foi contruída, pois estávamos trabalhando a letra F.
Espero que gostem. Abaixo seguem as fadas utilizadas para os alunos pintarem.


1 comentários:

Dhandaaa disse...

Oi Paty! Meu nome é Dhan Dara, curso pedagogia e estou encarando o tal de estágio/regencia. Pensei em trabalhar com os alunos do 1ºano os dias da semana. Pesquisei no google, e "pimpa", encontrei seu blogger...
Enfim...adorei a sua histórinha. Trabalhei com eles e eles adoraram. Mas, ao invés de trabalhar com fantoches, fiz um avental de contar história, o efeito foi bom !
Abrigadaa...
Beeijo =)

Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.