03 março 2010

Campanha da Fraternidade 2010






Olá amigas!

A Campanha da Fraternidade 2010 que tem como tema "Economia e Vida" e como lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24) deve ser trabalhada em sala de aula, principalmente em escolas católicas, como a que trabalho. Esse tema é um pouco difícil de encontrar material para trabalhar com as crianças, mas enquanto educadoras, devemos buscar recursos e formas de desenvolvê-lo. Por esse motivo é que estou postando as atividades que desenvolvi com meus alunos, para que eles consigam de alguma forma entender um pouco sobre essa campanha.

Primeiramente contei a história João e Maria, clássico infantil, onde juntos analisamos o porque os pais deixaram as crianças na floresta, porque não conseguiam ficar com as crianças, o que a falta do dinheiro acaba fazendo com as pessoas, etc. Essas reflexões foram muito válidas, pois as crianças enfatizaram que é importante estarmos com quem gostamos, mas necessitamos suprir algumas necessidades especiais também.

Após isso, trabalhamos um pouco com um texto sobre a Campanha redigido pela minha colega Sheila, a partir de informações coletadas nos livros que falam da campanha e de polígrafos estudados por nós, professores durante as reuniões pedagógicas de início de ano.

Depois disso, fizemos um dia por semana a oração da Campanha.

E cantamos o hino da campanha que é bem bonito. Com ele fizemos também algumas análises da letra e trabalhamos um pouco com ela.

Fizemos também uma produção de textos das lições aprendidas a partir da Campanha.
E depois fizemos a folha com atividades abaixo:



Essas são algumas ideias que podem ser aproveitadas por quem trabalha esse tema e que podem ser adaptadas conforme a faixa etária dos alunos.
Beijos e espero que tenham gostado...
Boa semana cheia de luz para todos!!!
Paty Longo


0 comentários:

Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.