Páginas

Semana do Livro Infantil - Monteiro Lobato

Olá Pessoal!

Hoje estou postando algumas sugestões de atividades seobre a semana do livro infantil.

JOGO

Recortem tiras pequenas de cartolina e escrevam em cada uma o nome de um personagem de Lobato. Recortem tiras maiores, para escreverem as características de cada personagem.
Organizem um grupo com um número ímpar de jogadores. Distribuam as tiras de modo que cada jogador fique apenas com uma. A um sinal do professor, cada jogador deve procurar o colega que tenha as características da personagem de sua tira, e vice-versa, para formar par. Quem sobrar deve escolher um personagem de Lobato e representá-lo por mímica.
Uma variação para os menores, é ao invés de escrever as características, colocar uma imagem do personagem e na outra ficha seu nome, para que os alunos identifiquem os nomes deles.

PEGA-PEGA

Escolher três personagens de Lobato - por exemplo, Emília, Narizinho e Pedrinho - e desenhem em uma cartolina várias carinhas de cada um. Afixem com fita crepe três carinhas em cada aluno da sala.
Depois, a um sinal do professor, os alunos saem correndo atrás uns dos outros para tentar pegar as carinha fixadas nos colegas, procurando juntar o maior número delas.
Ao final do jogo, os alunos que ficarm sem nenhuma carinha ( ou que ficaram com o menor número delas) devem participar do Desafio da Emília: dar uma informação sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato que tenha aprendido nesse trabalho.

TELEFONE-SEM-FIO

Escolham trechos curtos de histórias escritas por Lobato e escrevam em folhas à parte.
Formem um círculo com toda a classe. Um aluno deve ser indicado para começar. Ele escolhe uma folha e lê o trecho na orelha do colega ao lado. Este fala na orelha do próximo colega e assim sucessivamente. No final, confirmam se o telefone-sem-fio funcionou ou quebrou pelo meio do caminho.

Estas atividades forma retiradas de um livro didático da editora Moderna.

Beijos e não esqueçam de comentar! Seu comentário é sempre bem-vindo!











1 comentários:

AADM- Associação Afro-Cultural Arte e Dança de Morpará disse...

gostei muito do blog. Obrigado por compartilhar suas ideias!

Blogs amigos que valem a pena visitar!

Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.

Campanha de Solidariedade