02 julho 2009

Sugestões de Atividades


Sugestões de Atividades!



As atividades abaixo, foram sugeridas em uma oficina de literatur infantil feita a bastante tempo em minha cidade, mas que são bastante válidas. É preciso lê-las e adaptar conforme a faixa etária dos alunos. Como faz bastante tempo, acabei perdendo a fonte dessas atividades, por isso, estou repassando-as, mas se alguém as reconhecer e souber a autoria, darei os devidos créditos, pois não estou aqui apenas para copiar e reproduzir atividades, mas sim para trocar ideias que julgo positivas para nossa prática pedagógica.




* Escreva uma carta ou bilhete sugerindo ao seu colega (ou primo ou amigo) a leitura do seu livro, justificando a resposta.


* Você vai escrever 3 perguntas que faria ao personagem principal de seu livro. Agora, responda as perguntas como se fosse ele.


* Escolha 2 personagens importantes de seu livro. Imagine como estão e o que estão fazendo daqui a 10 anos.


* Ilustre uma cena mostrando um final diferente do que aconteceu no seu livro. Descreva este final que você criou.


* Faça um cartaz com uma ilustração e um pequeno texto para divulgar na escola o livro que você leu.


* Nesse momento, o personagem principal do seu livro entra pela porta de sua sala. (A professora deverá escolher antecipadamente uma criança que representará esse personagem). Você terá a oportunidade de perguntar ao personagem tudo o que quiser sobre a história, suas atitudes, seus medos, suas travessuras, etc.


* Imagine que um aluno novo entrou para sua sala. Ele ainda não conhece a biblioteca da sua escola, ou da sua sala. Que livros você aconselharia a ele?


* Escolha 3 livros na biblioteca. Observa as ilustrações de cada livro com bastante atenção. Agora, escolha dentre os 3 livros, o livro que apresenta as ilustrações que você mais gostou e justifique sua resposta.


* Você vai escolher um trecho da história de seu livro e vai reescrevê-lo, acrescentando um personagem de outro livro que vai participar também da história. Quem é ele? Qual é a cena? Conte com detalhes.


* Escolha 3 personagens do seu livro e indique suas qualidades.


* Reescreva o início de seu livro, contando a história do ponto de vista de um dos personagens.


* Descreva as características físicas de 2 personagens de seu livro.


* A professora passa no retroprojetor cenas de algum livro. Os alunos dizem o que imaginam que está acontecendo naquela cena, depois quem já leu o livro conta o que é realmente que está acontecendo.


* A professora seleciona alguns livros da bilbioteca e distribui aleatóriamente aos seus alunos. Depois que eles tiverem lido os livros, a professora diz nomes relacionados a (lugares, personagens, fatos, etc) e a criança deverá perceber se esses nomes estão relcaionados com o livro que leram e falar o nome do livro.


* Escolha um trecho interessante do seu livro e conte-o usando duas formas textuais: quadrinhas/resumo ou carta/diálogo.


* A professora escolha um dos livros que as crianças já tenham lido e, prepara uma carta enigmática para que eles decifrem.


* Num outro momento, a professora poderá pedir que cada criança prepare uma carta enigmática sobre o livro que leu e ofereça para um colega decifrá-lo.


* Escolher 3 crianças que tenham lido livros diferentes e uma que não tenha lido nenhum deles. Durante um período de tempo previamente combinado, as 3 crianças tentarão convencer o (a) aluno (a) a ler os livros que leram (oralmente diante da turma).


* Pares ou grupos de alunos deverão simular situações de conversa em que possam falar sobre os livros lidos, dentre outros assuntos adequados a cada situação que estão: num clube, num ponto de ônibus, em pe´ou sentados, na sala de aula, ao telefone, na sala de espera do dentista.


1 comentários:

Anônimo disse...

olá... estamos aqui para lhe dizer que tem um selinho para você lá no nosso blog, estamos esperando você lá para buscar. Beijos
Sol e Lu Gallo do blog Pequenos Brilhantes
http://Tividadeseprojetospedagogicos.blogspot.com

Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.