14 fevereiro 2010

Jogos de Raciocínio Lógico

Oi amigas!

Semana passada em minha escola tivemos a semana de reuniões e atividades pedagógicas e em dia dessa semana tivemos uma oficina com uma professora de Porto Alegre que trabalhou com os professores os JOGOS BOOLE. Esses jogos são baralhos de cartas, divididos por níveis de dificuldades e histórias que devem ser decifradas pelos alunos. Nessa oficina a professora na qual é filha do idealizador desses jogos ensinou-nos a jogar alguns desses jogos e mostrou-nos o material que pode ser utilizado e depois até inventado outras histórias a partir desses modelos. O material é muito interessante e pode-se integrar diversos componentes currisulares neles.
http://www.jogosboole.com.br/tutorial.asp
Nesse site você encontra mais informações sobre esse material e como trabalhar com ele.

Esse foi o folder de todo o material que eles tem para aquisição. É muito interessante mesmo. Vale a pena investir!



Esse é um dos baralhos para jogar conforme a história abaixo:


Postarei uma das histórias que podemos utilizar esse baralho.

Péti está no navio, mas o gato não.
O cão partiu no avião.
Juca chegou de metrô.
a) Qual o meio de transporte utilizado por Lalá?
b) A quem pertence o galo?
c) Quem é o(a) dono(a) do gato
?

Assim os alunos devem montar as cenas conforme a história ditada pela professora e a partir dessa história, pode-se criar outras tantas.
Minha sugestão é que entrem no site e busquem levar o pessoal para sua escola ministrar uma oficina e mostrar todo o material que é maravilhoso. Para os pequeninos tem o baralho Laranja que é menos complicado de decifrar.
Beijos e espero que gostem da sugestão.
Paty


1 comentários:

Helena Mello disse...

Oi Paty,
Procurando informações sobre os nossos jogos encontrei o teu blog. Agradeço a divulgação. Sempre que fizeres algum comentário sobre este trabalho, escreva-nos. Gostaríamos de publicar um comentário teu na nossa news. Meu nome é Helena Mello. Também sou filha do idealizador dos Jogos Boole e trabalho na produção do material. Abraço

Seja um blog solidário!

Seja um blog solidário!
Ajude entidades e crianças que realmente necessitam, clicando no link abaixo.